IPTU BELÉM: Consulta, Valor, Pagamento, 2 VIA

0 Comments

O IPTU 2024 Belém faz referência a um tão importante imposto que deve ser pago por todos os possantes de algum tipo de imóvel, seja ele comercial, residencial etc. Diante disso, são várias as informações que você vai obter neste post sobre o IPTU 2024 Belém. Além disso, dentre os pontos mostrados, tem-se consulta, valor, pagamento, 2 VIA, dentre muitos outros. Tendo dito isso e mais um pouco, para que você fique ainda mais por dentro do próximo imposto a ser pago por todos os que se enquadram, confira este post até o final.

Sabendo que o IPTU 2024 Belém se trata de um dos mais importantes impostos do Brasil, ficar por fora das suas informações pode custar muito caro ao bolso do desinformado. Sendo assim, para saber tudo sobre o mesmo, continue conferindo este post.

IPTU 2024 Belém

Belém é um das tantas cidades que participará da avalanche de pagamentos feitos pelos contribuintes logo no início do ano de 2024. Entretanto, vale ter em mente que isso não é algo casual, mas sim algo que ocorre todos os anos. Bem como já mencionado acima, os pontos que aqui serão abordados, são: consulta, valor, 2 VIA, pagamento, dentre outros comentários a respeito deste tão importante imposto que tanto merece atenção por parte dos possuintes de imóvel de Belém.

Como continuação, vale lembrar também que o IPTU 2024 Belém não deve ter o mesmo valor para todos, visto que o governo não o estabelece diretamente para todos. Afinal, ele determina uma porcentagem em cima do valor venal do imóvel. Para saber mais sobre o assunto, continue neste post.

Consulta IPTU 2024 Belém

É exatamente através da consulta IPTU 2024 Belém que os contribuintes ficam por dentro das mais importantes informações, como também fazer a mais importante ação, que é a impressão do boleto de pagamento. Sem mais delongas, para fazer essa devida consulta, confira agora mesmo esse passo a passo:

  • Entre agora mesmo no seguinte link: http://www.belem.pa.gov.br.
  • Feito isso, basta agora mesmo selecionar nada mais nada menos do que o tipo de consulta, que é “IPTU”;
  • Agora, o que deve ser feito é a informação do número de inscrição do seu imóvel e, em seguida, informar também os caracteres correspondentes a imagem;
  • Por fim, você terá que conferir os resultados e clicar em pesquisar.

Em caso de dúvida sobre esse ponto, basta apenas comentar abaixo expressando-a, onde estaremos fazendo o possível para responder o mais rápido que pudermos.

Valor IPTU cabo frio

No que diz respeito ao valor IPTU Cabo Frio 2024, assim como já salientado anteriormente, o governo não estipula assim logo de cara, mas, sim, faz uma determinação em forma de porcentagem em cima do valor venal do imóvel. Atualmente, a porcentagem pode variar muito de acordo com a inflação do país, no que fica entre 7% a 10%.

Como continuação, o governo permite que os contribuintes paguem o valor à vista ou até mesmo em forma de parcelas. A diferença está exatamente que, à vista, o pagador recebe um desconto em cima do valor, algo que não acontece no meio de pagamento parcelado.

2 VIA IPTU

Antes de falarmos sobre o pagamento, o ponto que envolve a segunda via do IPTU 2024, também é mais do que importante. Sendo assim, fique agora mesmo por dentro de todo o passo referente ao mesmo:

  • Entre agora mesmo no seguinte site: http://www.belem.pa.gov.br/ ;
  • Revele o número de inscrição do seu imóvel;
  • Digite, em sequência, os caracteres de segurança;
  • Feito isso, será necessário que você, agora, clique na opção pesquisar.

Pagamento IPTU

Por fim, há também o pagamento, onde se trata de um dos pontos mais importantes desse posto. Afinal, é exatamente através dele que você não acabará que arrumando problema diante da justiça e governo. Sendo assim, aqui estão alguns dos principais pontos de pagamento IPTU:

  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Entre outros

Em caso de dúvida, comente aqui em baixo a mesma.

Confira as oportunidades oferecidas pelo SENAI em Anápolis

0 Comments

Para aqueles que estão em busca de uma boa recolocação dentro do mercado de trabalho ou até mesmo um primeiro emprego, os cursos Senai Anápolis 2024 são uma das melhores oportunidades que você pode encontrar.

Isso porque em qualquer uma das suas modalidades de aprendizado, a Unidade oferece cursos de educação profissional em diferentes níveis, para os adultos e jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho com o pé direito.

Por saber que uma grande parte da população mais carente ou de renda baixa não tem possibilidade de realizar essa mudança profissional, a unidade oferece bolsas de estudos gratuitas pelo PSG SENAI 2024 para os moradores dessa região. Ficou interessado nessa notícia e quer saber mais sobre esses cursos? Então continue lendo esse texto para descobrir agora mesmo.

SENAI Anápolis 2024

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai foi fundado em Anápolis em 1952 e conta com uma infraestrutura totalmente impecável e preparada para receber milhões de alunos por ano.

A unidade oferece todo o suporte necessário para que todos os alunos que passem por aqui consigam concluir seus estudos da melhor forma possível e recebam seu diploma e certificação ao final de cada curso.

SENAI ANÁPOLIS 2024

Sempre pensando na inovação e na modernização de suas técnicas, o Senai 2024 Anápolis oferece uma inovadora experiência em alunas práticas e dinâmicas para que os estudantes possam viver na prática todos os desafios que as carreiras escolhidas oferecem.

Assim, eles deixam de preparar trabalhadores engessados e criam profissionais preparados e prontos para atuar diretamente em um mercado de trabalho altamente competitivo e agressivo, o qual nosso país apresenta.

Entre os principais serviços que essa unidade oferece, as modalidades de ensino principais são:

  • Aperfeiçoamento profissional;
  • Aprendizagem Industrial;
  • Cursos a distância;
  • Cursos Técnicos.

Se você deseja conhecer essa unidade e saber mais sobre essa dinâmica de ensino, a Escola fica na Rua Prof. Roberto Mange, 239 – Jundiaí, Anápolis/GO. CEP: 75113-630.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 13h. Aos domingos a escola não abre para o público.

Para agendar uma nova visita ou entrar em contato, os telefones são: (62) 3902-6202, 0800 642 1313 (ligação gratuita). Além dessa unidade, a cidade de Anápolis também oferece outros postos de ensino:

  • Núcleo de Educação Profissional Sesi Senai Conjunto Filostro Machado – Parceria com Prefeitura de Anápolis
  • Rua Antônio de Souza França, Qd.09, Lt. 22, Conjunto Filostro Machado;
  • Fone: (62) 3902-1725.
  • Núcleo Integrado Sesi Senai Munir Calixto
  • Setor Industrial Munir Calixto, Av. Central, Praça 07, Quadra 10;
  • Fone: (62) 3902-1277.
  • Núcleo Integrado Sesi Senai Parque das Flores
  • Avenida do Estado, Quadra 40 – Parque Residencial das Flores;
  • Fone: (62) 3902-6200.

Cursos gratuitos Senai Anápolis 2024

Nosso país tem um mercado de trabalho cada vez mais disputado para quem ingressa de primeira, e por isso nada melhor do que contar com uma certificação profissional de qualidade e com excelência, conseguindo assim as melhores oportunidades.

É isso que o Senai Anápolis 2024 proporciona para aqueles que procuram as bolsas de estudos gratuitas e que desejam trabalhar.

Essa unidade é feita para atender as principais demandas do mercado regional, possibilitando assim que as pessoas saiam diretamente para um setor da indústria ao invés de ficarem esperando.

Os cursos grátis que a unidade oferece são:

  • Ajustador mecânico;
  • Alimentador de Linha de Produção;
  • Caldeireiro;
  • Carpinteiro de Esquadrias;
  • Carpinteiro de Estruturas de Telhados;
  • Mecânico de instrumento de precisão;
  • Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial;
  • Mestre de Obras;
  • Operador de Empilhadeira;
  • Operador de Motoniveladora;
  • Operador de Produção de Fármacos e Medicamentos.

Inscrição Senai Anápolis 2024 Cursos Gratuitos

Para realizar a inscrição em algum dos Senai Anápolis 2024 cursos gratuitos, os interessados precisam se enquadram nas exigências que são pré-estabelecidas pela instituição.

Quem deseja concorrer a uma vaga precisa estar cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio ou já ter concluído todos os estudos.

Já para os cursos técnicos por exemplo, é preciso ter uma idade mínima de 16 anos. E para o de Aprendizagem Industrial, a exigência é de 14 anos mínimos.

Atualize seu boleto Banrisul com essas dicas

0 Comments

Se você tem um boleto vencido do Banco Banrisul e quer fazer a atualização para pagamento, saiba que poderá efetuar o novo cálculo pela internet. O banco disponibiliza para seus clientes uma ferramenta online que permite que a data de vencimento do boleto seja atualizado para pagamento na data vigente.

Para emiti um novo boleto, é necessário ter em mãos o número do código do Beneficiário e o Número de controle do Banco, chamado de “nosso número”. De posse destes dados, basta acessar aqui este link para atualizar o vencimento e emitir a segunda via do título.

Utilizando a ferramenta de Atualizar Boleto Banrisul, você evita filas no banco e mais atraso em seu pagamento. Basta imprimir o boleto gerado e pagar na loteria ou em seu internet banking. O Banrisul é o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. O banco múltiplo público estadual que atua nas carteiras comercial, desenvolvimento, arrendamento dentre outros.

Lembrando que nossa página é informativo e não tem vínculo algum com o banco.

Continue lendo: Veja como consultar a 2 via net passo a passo

 

O que fazer para receber Seguro Desemprego?

0 Comments

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é o que fazer para receber Seguro Desemprego. Se você foi recentemente desligado de sua empresa sem justa causa e também deseja saber o que fazer para receber Seguro Desemprego 2022, basta conferir todas as informações desse post.

O que fazer para receber Seguro Desemprego?

Recentemente, a lei do Seguro Desemprego sofreu algumas alterações. Portanto, antes de saber o que fazer para receber Seguro Desemprego, você precisa entender melhor sobre o benefício e conhecer sua lei. Confira tudo isso nos próximos tópicos.

O que fazer para receber Seguro Desemprego: Conheça o Benefício

O Seguro Desemprego é uma assistência oferecida a determinados trabalhadores. Trata-se de um auxílio financeiro temporário que visa ajudar o trabalhador até que ele possa conquistar um novo emprego.

Estar desempregado é um momento complicado na vida de qualquer pessoa, portanto, não é difícil entender por que o Seguro Desemprego é considerado um dos mais importantes direitos dos trabalhadores.

Quem tiver direito de receber o benefício, poderá solicitar de 3 a 5 parcelas que o ajudarão financeiramente nessa fase. As parcelas podem ser pagas de maneira contínua ou, ainda, alternada.

O valor do Seguro Desemprego 2022 que o trabalhador receberá como benefício dependerá de sua faixa salarial. Por esse motivo, existe uma tabela que ajuda o brasileiro a calcular o valor do benefício que será recebido.

No próximo tópico, você conhecerá as novas regras do Seguro Desemprego. Tome nota e preste atenção!

O que fazer para receber Seguro Desemprego: Novas Regras

As recentes mudanças na lei do Seguro Desemprego afetam o tempo mínimo de permanência no emprego para que o trabalhador tenha direito ao benefício.

Antes das mudanças, o trabalhador teria direito a receber o benefício se trabalhasse em uma mesma empresa por, pelo menos, 6 meses. Hoje, esse tempo aumentou para 18 meses.

O período mínimo de 18 meses é válido somente para a primeira solicitação do Seguro Desemprego. Se você já solicitou antes e vai solicitar pela segunda vez, o tempo de permanência cai para 12 meses. Ainda, se você já solicitou 2 vezes e vai solicitar pela terceira vez, o tempo cai um pouco mais: 6 meses.

O que fazer para receber Seguro Desemprego: Quem Pode Receber?

Antes de aprender o que fazer para receber Seguro Desemprego, é muito importante que você saiba se tem direito ao benefício. Confira, a seguir, se você se enquadra em um dos grupos que podem solicitar o mesmo:

  • Trabalhadores formais ou domésticos demitidos sem justa causa
  • Trabalhadores formais com contrato suspenso por motivo de participação em cursos ou programas de qualificação oferecidos pelo empregador
  • Pescadores profissionais impedidos de pescar em períodos de pesca proibida
  • Trabalhadores resgatados de condições sub-humanas de trabalho (escravidão)

O que fazer para receber Seguro Desemprego

Chegou a hora de você saber o que fazer para receber Seguro Desemprego. Veja como é fácil!

Se você se enquadra em qualquer um dos grupos acima, pode solicitar a Entrada Seguro Desemprego 2022 dirigindo-se até qualquer agência da Caixa Econômica Federal, um SINE, uma SRTE ou qualquer posto credenciado. Seu empregador poderá orientá-lo sobre os locais mais próximos.

Leve consigo os seguintes documentos: RG, CTPS, PIS/PASEP, CPF, comunicação de dispensa de sua empresa ou requerimento de Seguro Desemprego, extratos de FGTS e rescisão do contrato.

Depois de dar entrada na solicitação, o atendente irá informá-lo sobre o valor do seu benefício, a quantidade de parcelas e o prazo para que você possa receber a primeira.

Detran SP oferece consulta IPVA grátis

0 Comments

Os usuários que possuem alguma dificuldade de mobilidade também contam com um importante serviço online: o agendamento!

O sistema auto explicativo permite que o cidadão, já no momento do agendamento saiba se possui restrições para a realização dos exames ou para entrar com recurso em 1ª instância questionando os pareceres médicos e/ou psicológicos.

Ao entrar com recurso, o usuário poderá também agendar, por meio do site do DETRAN, atendimento de uma Junta Médica ou Psicológica de 1ª Instância que avaliará o caso. A ferramenta permite a pesquisa do IPVA 2022, permitindo ao condutor saber em primeira mão o valor do imposto automotivo.

Funciona assim: O DETRAN SP coloca à disposição, de forma contínua, uma lista com dias, horários e locais para atendimento em diferentes regiões do Estado: a Pessoa com deficiência pode, desta forma, escolher o melhor momento de ser atendida.

A iniciativa combina os avanços da informática a levantamentos estatísticos, tomando como referência os locais em que os usuários com algum tipo de deficiência mais demandavam pelo serviço. Antes, os interessados só podiam agendar os exames médico e psicológico por telefone e precisavam aguardar para serem informados posteriormente sobre a disponibilidade de dia, hora e local do atendimento.

Lembre-se, em regra, os exames médicos e psicológicos precisam ser feitos a cada cinco anos. Este prazo cai para três anos quando o condutor tem mais de 65 anos. O médico ou psicólogo perito examinador pode, caso julgue necessário, diminuir o tempo de validade dos exames

Tudo online

Fique atento aos serviços que são disponibilizados pela internet para que você posa consultar o IPVA 2022 SP e emitir a sua guia de pagamento sem precisar sair de casa. Lembre-se que os serviços relativos à CNH podem ser feitos online.

Maior comodidade

O agendamento online traz maior comodidade ao usuário, permitindo que o cidadão escolha o melhor, dia, horário e local para comparecer ao DETRAN SP.

Sem estresse

Caso o cidadão não consiga consultar o IPVA 2022 no dia ou horário marcados, não há motivos para preocupação. Basta acessar o site, com no mínimo duas horas antes do atendimento agendado e desmarcar. O usuário poderá, sem burocracia, marcar outro dia e horário que melhor lhe convir.

Documentos em dia

Ao agendar o serviço, o cidadão deve ficar atento a documentação que deve ser apresentada no DETRAN SP. Basicamente, ao chegar ao DETRAN SP, deve se dirigir ao balcão de informações, munido de documento de identificação com foto e de outros documentos necessários para realização do serviço que procura.

A responsabilidade é sua

É de inteira responsabilidade do usuário agendar os serviços conforme o dia e horário que melhor se encaixe na sua rotina. O DETRAN SP apenas oferece as opções de datas.

Seja pontual

O usuário deverá comparecer ao ponto de atendimento agendado com 15 minutos de antecedência.

Gostou deste conteúdo? Leia a seguir: 7 coisas para analisar antes de comprar um carro usado

Calendário de saque do PIS começa essa semana

0 Comments

O calendário para saque dos abonos salariais referentes ao PIS começa nessa quinta-feira (25). O benefício é pago pelas redes da Caixa. Têm direito ao recebimento trabalhadores que atuaram com carteira assinada por pelo menos 1 mês em 2018, e receberam até 2 salários mínimos.

O PIS é destinado aos funcionários do setor privado. Uma vez por ano o abono é pago a todos que estão devidamente cadastrados na declaração de Rais feita pela empresa. O Calendário PIS 2022 tem início em julho de 2021 e finaliza os pagamentos em março de 2022.

Quem não sacar a quantia até o último mês do cronograma, perde o benefício daquele ano. O abono não é acumulativo, e por isso deve ser retirado conforme suas regras de crédito em conta. O valor pode chegar a 1 salário mínimo, equivalente a R$998.

Para definição da quantia a ser paga é considerado quantos meses foram trabalhados durante o ano base. Aqueles que foram registrados durante os 12 meses receberão o valor máximo.

Calendário PIS

O PIS é pago pela Caixa, e organiza seu calendário conforme o mês de nascimento do trabalhador. Os saques são feitos com o Cartão Cidadão, disponibilizado pela rede.

  • Nascidos em Julho: 25/07/2019;
  • Nascidos em Agosto: 15/08/2019;
  • Nascidos em Setembro: 19/09/2019;
  • Nascidos em Outubro: 17/10/2019;
  • Nascidos em Novembro: 14/11/2019;
  • Nascidos em Dezembro: 12/12/2019;
  • Nascidos em Janeiro e Fevereiro: 16/01/2020;
  • Nascidos em Março e Abril: 13/02/2020;
  • Nascidos em Maio e Junho: 19/03/2020.

Gostou deste conteúdo? Leia a seguir como corrigir o IRPF 2022.

7 coisas para analisar antes de comprar um carro usado

0 Comments

Comprar carro usado possui algumas vantagens, mas também pede alguns cuidados. Os veículos não se gastam muito com o passar dos anos desde que sejam bem conservados. Pode valer a pena optar por um modelo um pouco mais antigo, uma boa economia na parcela ou um desconto maior à vista. Mas para fazer uma boa compra é necessário avaliar com cautela. Saiba mais!

Dicas importantes ao comprar um carro usado

Pensando em comprar um carro usado? Temos boas dicas a seguir. Confira!

1 – Você conhece o dono?

Nem todo mundo é desonesto mas muitos vendedores de carro possuem a tendência de passar o problema diante quando a bronca é grande. Algumas peças de motor para troca custam uma fortuna mas permitem o carro rodar perfeitamente e alguns espertos acabam vendendo ao invés de fazer o reparo. O ideal é nunca comprar de fonte desconhecida e levar para um mecânico de confiança avaliar com cautela.

2 – Os impostos são mais baratos

O IPVA 2022 é muito mais em conta em carros usados. O 0 km pode custar 20% a mais de impostos ou três vezes mais se for importado.

3 – O seguro é mais barato

Carros novos são muito mais visados para roubos e furtos. Os usados são mais em conta no seguro com cobertura completa até mesmo para lanternagem. Em muitos casos há promoções para dois anos de cobertura visando o baixo risco de assalto, mas depende do modelo e do histórico do condutor em um seguro anterior.

4 – Os custos na oficina são mais em conta

As autorizadas sempre são mais caras que os mecânicos de bairro. O grande problema é: muitas oficinas cobram pelo porte do carro. A regra é simples: quem tem um carro do ano pode bancar alguns custos com reparos simples.

5 – O valor de compra é bem mais em conta

Infelizmente o mercado não é justo com carros novos. Saiu da loja o seu valor já cai em ao menos 5%. A cada ano a perda pode ser de mais de R$ 5 mil de um modelo nacional e R$ 7 mil ou mais de um importado.

6 – Peças podem ser mais em conta

Essa avaliação depende muito do modelo escolhido. Carros populares e com alto número de vendas no mercado tendem a ter muitas peças em autorizadas e lojas diversas, tornando mais fácil o reparo. E como há muitos as peças são mais em conta seja ele novo ou usado. Os usados ainda saem na frente.

A dica é optar por um modelo em alta em vendas. Pode ser usado de dois anos ou mais mas com boa procura e não terá problemas com peças de reposição.

7 – As parcelas do financiamento são mais baixas

Da mesma forma que o imposto, quanto mais caro é o veículo mais altos são os juros e os financiamentos. Na verdade o valor da parcela depende da quantidade de meses da divisão da venda e do salário, podendo comprometer apenas 30% da renda. Mas os carros usados e mais baratos são aprovados mais rápido e com juros menor.

Data ENEM 2022: Cronograma ENEM 2022

0 Comments

A partir da divulgação da data ENEM 2022 os estudantes podem começar a se preparar para a realização da prova. O MEC é quem analisa o calendário e determina a data ENEM 2022. Para isso, busca um dia que possa ser conveniente para todos os mais de 5 milhões de inscritos.

Como funciona o ENEM 2022?

A iniciativa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM foi do Ministério da Educação (MEC), que conta com a parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

A prova é aplicada anualmente, e tem como público alvo os estudantes do Ensino Médio. Aqueles que cursam o 1° e 2° ano realizam o Exame como treineiros.

E os estudantes do 3° ano devem fazer a prova com o objetivo de utilizar a nota para buscar uma vaga em uma instituição de ensino superior. Já que o ENEM serve como intermédio para a graduação ou curso técnico.

O processo de inscrição, pagamento de taxa e pedido de isenção, são feitos via internet. Sempre pela Página do Participante ENEM 2022, um painel incluso no site do INEP.

Dias das provas do ENEM 2022

Por se tratar de um Exame complexo, com questões longas e interpretativas, o MEC dividiu em 2 domingos as provas do ENEM 2022.

O Exame é realizado sempre no domingo, e deve ser programado para duas datas consecutivas. Ou seja, dois domingos seguidos.

Os participantes terão que responder a 180 questões objetivas, e dissertar uma redação. Serão 45 questões sobre cada assuntos. Divididos da seguinte maneira:

Primeiro dia:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Segundo dia:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Ao todo, os candidatos têm 5h30 para o desenvolvimento do vestibular no primeiro domingo. E mais 5h para a solução das questões no segundo dia.

Os portões fecham às 13h e a prova tem início exato às 13h30. Sempre seguindo o horário de Brasília.

Como se preparar para o ENEM 2022?

Esta é uma prova de muita importância, por isso os participantes criam formas que sirvam de preparação para data ENEM 2022.

Desde no início do ano os estudantes já começam a ser dedicar. Veja algumas formas que podem auxiliar nesse preparo.

Antes do dia da prova do ENEM:

  • Ler atentamente o edital do ENEM 2022;
  • Seguir corretamente o cronograma com as datas de cada etapa;
  • Criar um cronograma de estudos;
  • Realizar as inscrições ENEM 2022;
  • Fazer simulados ENEM 2022 antes da prova;
  • Priorizar os conteúdos que possuí mais dificuldade;
  • Imprimir o cartão de confirmação da inscrição;
  • Conferir o Local de Prova ENEM 2022 e se programar quanto ao tempo de viagem.

Para o dia da prova do ENEM:

  • Conferir documentos de identificação (RG, passaporte e carteira de trabalho);
  • Lembrar do material necessário: caneta preta com tubo transparente;
  • Não levar celular ou qualquer aparelho eletrônico;
  • Se alimentar de forma leve;
  • Levar uma garra com água, e uma fruta ou comidas leves;
  • Chegar antes das 13h, quando os portões são fechados. Lembrando que é seguido o horário de Brasília.

Data ENEM 2022

A data ENEM 2022 é determinada pelo MEC. No ano de 2018 houve algumas perturbações, pois a data coincidiu com o início do horário de verão, o que poderia ter confundido alguns participantes.

Embora este processo tenha sido muito discutido, a data da realização da prova é determinada com pelo menos 10 meses de antecedência ao dia do Exame. E os participantes saberão os dias quando consultarem o cronograma ENEM 2022.

As provas normalmente acontecem nos dois primeiros domingos do mês de novembro.

O calendário deve seguir as datas:

  • 21/03: publicação do edital;
  • 02/04: pedido de isenção da taxa de inscrição;
  • 23/04: resultado dos pedidos;
  • 07/05 a 18/05: período de inscrição;
  • 23/05: pagamento da taxa de inscrição;
  • 22/10: divulgação locais de prova;
  • Dois primeiros domingos de Novembro: realização do exame;
  • 18/01: divulgação dos resultados.

As datas oficiais ainda não foram divulgadas, o calendário acima segue como base o que foi imposto para anos anteriores.

Logo que o MEC informar o novo cronograma, este artigo será atualizado.

CURSOS SENAC 2022: Cursos Gratuitos

0 Comments

Os Cursos Senac 2022 trazem novas oportunidades para quem está atrás de qualificação profissional. Com os cursos Senac 2022 o estudante não tem gastos para estudar e ainda consegue realizar um excelente curso em uma instituição que é reconhecida em todo o país.

Os cursos oferecidos por essa instituição de ensino são abertos a toda a sociedade. O intuito é atender as pessoas de baixa renda que não possuem condições financeiras de fazer um curso profissionalizante pago.

O SENAC já conta com 70 anos de atuação. Ele também é conhecido como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e tem hoje um importante papel social. São 600 unidades presentes em inúmeros municípios brasileiros, sempre ofertando oportunidades excelentes para mudar a vida profissional das pessoas.

Caso queira concorrer as oportunidades do SENAC 2022, saiba como funciona o processo seletivo para os cursos gratuitos, quais as modalidades oferecidas e como efetuar a sua inscrição, tudo isso será abordado mais adiante.

Inscrição Cursos SENAC 2022

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é o responsável por ofertar os cursos gratuitos. Ele vem transformando a vida de inúmeras pessoas e abrindo portas para o mercado de trabalho.

Para participar é necessário fazer sua inscrição cursos SENAC 2022. Veja como realizar a sua inscrição:

  • Faça o preenchimento da ficha com informações pessoais que estará disponível no SENAC da sua cidade;
  • Leve os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de escolaridade/matrícula;
  • Em alguns estados, o SENAC permite que a inscrição seja realizada pela internet, procure dar uma olhada no site específico da região onde você mora;
  • A possibilidade de se inscrever em um ou dois cursos será definida por cada unidade do Senac.

A aprovação no processo funcionará da seguinte forma:

  • Pela ordem de classificação no Índice PSG;
  • Pela quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato;
  • Pela apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
  • Outros critérios para seleção também poderão ser adotados, se isso ocorrer, a própria unidade fará a divulgação de como o processo funcionará.
  • Para maiores informações, acesse o site: http://www.senac.br/psg/regionais.shtml

Quem pode participar?

Esse programa é destinado a atender as pessoas de baixa renda. A seguir estão os requisitos necessários para concorrer as vagas dos cursos gratuitos SENAC 2022:

  • Necessário ter renda per capita familiar que não ultrapasse dois salários mínimos federais;
  • Necessário estar cursando, ou já ter concluído a educação básica;
  • Trabalhadores empregados ou desempregados podem concorrer as vagas;
  • Terão prioridade os alunos e trabalhadores.

Vale muito a pena fazer um curso ofertado pelo PSG. O programa vai oferecer um material didático gratuito, sendo assim, o aluno não tem nenhum custo para participar do curso.

Cursos Gratuitos SENAC 2022

Os estudantes do PSG possuem maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, uma vez que o SENAC tem parcerias com diversas empresas. Sempre que surge uma vaga, a instituição faz a divulgação para os alunos e quem se interessa pode se inscrever no processo seletivo.

SENAC 2022 cursos gratuitos abordam áreas bem diferentes. A seguir, listamos alguns dos cursos oferecidos pela maioria das unidades, analise quantas opções diferentes você tem para realizar um curso profissionalizante:

  • Recepcionista em Serviços de Saúde;
  • Operador de Computador;
  • Assistente de Logística;
  • Operador de Caixa;
  • Drenagem Linfática Corporal e Facial;
  • Operador de Supermercados;
  • Almoxarifado;
  • Frentista;
  • Manicure e Pedicure;
  • Assistente Administrativo;
  • Cuidador de Idoso;
  • Depilador;
  • Assistente de pessoal;
  • Técnico em logística;
  • Técnico em secretariado.

PROUNI 2022: Inscrições, Regras, Cronograma e Nota de Corte

0 Comments

Pelo PROUNI 2022 é possível iniciar um curso superior. O programa dá a oportunidade de concorrer às bolsas de estudos. Quem participa do PROUNI 2022 pode garantir estudo na instituição desejada. A seguir veja mais informações!

PROUNI 2022

O Programa Universidade para Todos, PROUNI foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004. Com parceria com diversas instituições é possível ter bolsas de estudos de até 100%.

Pelo projeto são apresentadas bolsas de estudo integrais e parciais (50 % de desconto). Diversas instituições são participantes e estão dispostas a oferecer cursos de graduação.

O PROUNI ocorre duas vezes no ano e garante que estes candidatos conquistem uma bolsa de estudo.

No entanto, mesmo que você não seja selecionado é possível garantir o ensino por meio da lista de espera. Veja mais detalhes a seguir.

Regras para participar do PROUNI 2022

O PROUNI 2022 está disponível para os candidatos que se enquadrem nos critérios de avaliação. São eles:

  • O aluno deve ter estudado o ensino médio completo em escolas públicas de ensino ou em escolas privadas através de bolsas de estudos;
  • Ser deficiente;
  • Ser professor de escolas públicas ou ter exercido a sua docência na educação básica e ter feito parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública e podem concorrer as bolsas nos cursos de licenciatura;
  • O aluno ainda precisa ter feito 450 pontos de média em cada uma das cinco provas do ENEM 2022 e a redação jamais pode ter sido zerada.

As bolsas de 100%:

  • O inscrito deverá ter a renda bruta familiar por mês de até um salário mínimo e meio pra cada m

As bolsas de 50%:

  • A renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Cronograma do PROUNI 2022

O processo seletivo do PROUNI segue as datas conforme divulgadas pelo edital. No entanto, para 2022 ainda não existe uma previsão já que não foi anunciado.

No entanto, as ordens das datas segue o seguinte cronograma:

  • Período de inscrições;
  • Resultado da 1ª chamada;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada;
  • Resultado da 2ª chamada;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada;
  • Prazo para participar da Lista de Espera;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

Nota de Corte PROUNI

A nota de corte PROUNI é divulgada no período das inscrições. Ou seja, quando o processo é liberado é possível ter todas as informações.

Diante disso é calculada a partir do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior. Através das notas é possível filtrar o número de candidatos.

Deste modo, se o curso for concorrido quer dizer que a sua nota de corte vai ser maior.

Inscrições PROUNI 2022

Para garantir sua participação no PROUNI, o processo fica aberto duas vezes no ano. No primeiro e segunda semestre, veja abaixo como candidatar-se.

  • Acesse o site oficial do programa → entre aqui.
  • Nesta página, selecione a opção “Fazer Inscrição”;
  • Digite o número de inscrição do ENEM e senha de acesso;
  • Coloque o código de segurança e clique em “Entrar Prouni;
  • Após informe curso desejado, instituição e turno;
  • Aguarde pela confirmação da inscrição.

Resultado PROUNI 2022

O aluno pode depois verificar o resultado do PROUNI 2022 por meio da página do programa. O processo é simples basta usar seus dados de acesso.

Entre aqui, digite suas informações e veja como você se saiu e acompanhe o resultado.

Contato PROUNI

Caso fique alguma dúvida sobre o PROUNI entre em contato pelo canal a seguir:

  • Telefone: 0800 61 61 61