Igrejas investem em Projetor | Datashow para comunicação com fiéis

O Projetor | Datashow é ideal para a exibição em grandes espaços

A tecnologia do Projetor | Datashow também está presente na manifestação mais pura do coração humano: a fé. O equipamento é indicado para mostrar vídeos, fotos ou textos à uma quantidade maior de pessoas. “O desenvolvimento tecnológico está em todos os segmentos. Seria natural imaginar que os espaços religiosos também fossem se adequar a esta nova realidade”, nos conta o técnico audiovisual Fábio Munhoz, funcionário de uma igreja na zona leste. “O meu papel é criar condições para que os cultos e outros eventos aqui na igreja acompanhem o ritmo do mundo atual. O centro das atenções sempre será o pastor, e a palavra, mas podemos dar a ele mais recursos para alcançar a atenção dos fiéis”, completa Fábio.

datashow | projetor

datashow | projetor

A utilização do Projetor | Datashow é uma novidade que tem agradado à todos os envolvidos. “No passado, não tínhamos o microfone, o pastor pregava apenas com a potência da voz, que mesmo com a acústica do ambiente, acaba sendo limitada. O microfone permitiu a comunicação com um número maior de pessoas”, nos explica o técnico em informática e cristão praticante Naimar da Rosa. Segundo ele, o microfone reduziu o desgaste físico de quem está no altar, liberando energia, que antes ia na potência da voz, para a qualidade do discurso. “No futuro, podemos ver o Projetor | Datashow como uma ferramenta tão integrada ao culto, como enxergamos o microfone e as bandas hoje”, adiciona Fábio.

O Projetor | Datashow, com todas as suas possibilidades, dá mais opções criativas na condução dos cultos. “Na minha igreja, nós pudemos assistir, no telão, a um comentário do Apóstolo Valdemiro sobre a pregação daquele dia. Foi muito emocionante”, lembra Luciana Alencar. Como o Projetor | Datashow pode ser ligado a diversas fontes diferentes de vídeo, as possibilidades de projeção são praticamente infinitas. “O culto demora horas, e é importante oferecer diversas formas de interação com o público durante esse período: a fala do pastor, depoimentos dos presentes, hinos. Além dos elementos ao vivo, a introdução do vídeo traz um novo leque de opções”, diz o técnico Fábio.

A importância do Projeto | Datashow em muitas igrejas se torna indispensável à medida em que elas recebem uma quantidade grande de fieis a cada culto. Em alguns casos, este número está na casa dos milhares. Nesta situação, nos lugares mais afastados, os presentes não poderiam ouvir ou sequer reconhecer o pastor sem a ajuda da tecnologia.

“Estamos em uma época de revoluções. O acesso do fiel a igreja não está desconectado dessa realidade. Há programas de rádio, de TV, canais no youtube, grupos de debate nas redes sociais. E nos eventos evangélicos podemos ver o que há de mais moderno no mercado, e o Projetor | Datashow está presente no centro das atenções. Ou melhor, ele permite que a imagem do nosso pastor seja compartilhada com todos naquele espaço. Sua fé está em mais do que apenas as palavras, está na expressão, nos gestos e no olhar, trazendo ao mundo os ensinamentos de Deus”, se emociona Naimar.