Impressões plotter invadem shopping centers

Adesivos e banners, criados em impressoras plotter, dão um toque personalizado às lojas

A adesivagem não é novidade na fachada das lojas, mas as impressoras plotter cada vez mais modernas, dão ao lojista a chance de usar imagens em alta definição para decorar suas vitrines. Segundo Marcelo Duarte, dono de uma franquia de roupas de surf, nos últimos dois anos, as gráficas passaram a oferecer serviços cada vez mais personalizados.

A decoração mais tradicional utiliza impressoras plotter de recorte para criar as chamadas de liquidação e promoções especiais. “Em uma rápida volta pelo shopping, vemos adesivos anunciando descontos, mas em sua maioria, usam-se apenas letras e números. Queríamos inovar, fugir do estereótipo”, nos conta Bruno Rocha, gerente da M. Officer.

“Ficamos impressionados, com a qualidade da impressão plotter. No fim da última estação, adesivamos a vitrine por completo para anunciar a queima de estoque de inverno e a chegada da nova coleção. A diferença foi que além das letras chamativas, adicionamos fotos de um mesmo casal, em tamanho real, em roupas de inverno em um dos cantos e verão no outro. E ainda acrescentamos pequenos desenhos que remetem a cada uma das estações completando o clima. Foi um sucesso”, comemora o gerente.

plotter

plotter

As impressoras plotter estão no Brasil há alguns anos. São modelos profissionais, normalmente presentes em gráficas, empresas diversas de comunicação visual e até de engenharia. Alguns modelos no mercado são capazes de imprimir até 110 m² por hora, em formatos grandes e com alto grau de excelência na qualidade de impressão, atingindo acima de 3500 dpi. Como base de comparação, jornais e revistas, que exigem imagens em alta definição para publicação, têm como padrão a resolução de 300 dpi.

O impacto do resultado da plotter salta aos olhos do cliente, conforme conta a fisioterapeuta Camila Morais. “Estava passeando com a minha sobrinha no shopping, tínhamos ido apenas almoçar, mas ao passar em frente a uma loja de brinquedos, a decoração estava linda. Além da disposição das bonecas e ursos, os personagens desenhados na vitrine nos conquistaram. Fiquei com vontade de ter uma versão no meu quarto. Não resisti, entramos para comprar um presente pra ela”.

“Investimos na impressão em plotter porque de dentro da loja podemos acompanhar o comportamento do consumidor, muitas vezes ele está apenas passeando, e a composição da nossa vitrine o convida a entrar”, comemora o proprietário Marcelo. São frases como essa que comprovam o sucesso desse tipo de iniciativa dos lojistas.