Impressora laser: como escolher uma?

Dicas de como escolher uma impressora laser

 

Ano passado eu tomei a decisão de comprar uma impressora laser colorida. Os preços destas impressoras baicaram bastante nos últimos anos, o que as tornou muito atrativas para a maioria dos consumidores. As cores são brilhantes, o custo por página impressa são relativamente baixos, e como o laser “queima” as imagens no papel, definitivamente sua impressão não vai ficar com cara de “impressora à jato de tinta”, mas sim com cara de uma impressão mais profissional e limpa. Com isso agora eu sou capaz de imprimir materiais de marketing para minha loja que outrora eu tinha que enviar para gráficas, e também sou capaz de imprimir ordens de serviço e notas fiscais automaticamente na frente e no verso do papel. Isso me ajuda a manter um custo baixo com minhas propagandas e economizar uma boa quantidade de papel.

impressora laser

Encontrar uma boa impressora laser para comprar me ensinou algumas coisas que gostaria de passar para vocês. Existem tantos modelos e fabricantes, assim como diferentes qualidades de impressão, que para comprar uma boa impressora laser você vai precisar conhecer alguns detalhes:

PPM – Páginas por minuto que uma impressora laser é capaz de imprimir

 

Quando você ver a sigla PPM ou a terminologia “páginas por minuto”, como no exemplo: 20 PPM em preto, 10 PPM em cores, isto significa que a impressora laser é capaz de imprimir 20 páginas por minuto em preto e 10 páginas por minuto em cores, e também que, baseado na velocidade em cores mais baixa do que a velocidade em preto, o papel precisa passar mais vezes pelo toner para finalizar a impressão, ou seja, o papel “viaja” por dentro das engrenagens da impressora laser uma vez para cada toner que será utilizado na impressão. Quando a velocidade de impressão em preto e em cores for a mesma isso significará que o papel apenas “viajará” 1 vez por todos toners para produzir a o documento impresso.

Rede – Sua impressora laser terá ou não conexão com rede? Wi-fi ou RJ 45?

 

Conexão com a rede é um detalhe muito importante se você precisar compartilhar sua impressora laser com mais pessoas ou departamentos/computadores. A conexão pode ser wireless ou via cabo. Mas digamos que a maioria das impressoras laser de hoje em dia possuem conexão USB, e nem sempre conexão para redes. Geralmente quando você encontrar a letra “n” no nome/modelo da impressora isso significará “network”, ou seja, que aquela impressora laser possui conexão para redes.

Duplex – Sua impressora laser será capaz de imprimir automaticamente em frente e verso?

 

A maioria das impressoras laser são capazes de imprimir em frente e verso através de drivers (software) e pelo posicionamento manual do papel nas bandejas. Porém, quando a impressora laser possuir recurso de impressão automática em frente e verso geralmente você encontrará a letra “d” (duples) no nome ou modelo da impressora.

Duty cycle – Sua impressora pode imprimir quantas milhares de páginas por mês? E quantos toners você precisará?

 

Um dos pontos mais importantes é conhecer suas necessidades de impressão. Com isso você poderá escolher uma impressora que seja capaz de realizar a quantidade de impressões que precisa sem comprometer a durabilidade da mesma, assim como, quantos cartuchos de toner você precisará.

Geralmente impressoras domésticas possuem cartuchos de toner que podem imprimir ~ 5000 páginas. Já impressoras voltadas ao mundo corporativo podem chegar a possuir toners capazes de imprimir mais de 50000 páginas sem se esgotar.

Outro detalhe importante: não é incomum que os fabricantes apenas incluam “toners demo” nas impressoras novas, ou seja, toners com cerca de 25% da capacidade de um toner novo, apenas para você “sentir o sabor” de imprimir quando adquirir sua nova impressora, porém você terá que comprar novos suprimentos muito em breve.

Vale lembrar também que muitos fabricantes colocam “chips” em seus cartuchos de toner, contabilizando as páginas impressas e inutilizando o toner após NNNN páginas que foram impressas, mesmo quando ainda existe pó de toner dentro do cartucho. Você até conseguirá re-encher os cartuchos com mais pó de toner, mas terá que substituir os chips também. Não é difícil re-encher os cartuchos com mais pó de toner, porém você só conseguirá fazer isso umas duas ou três vezes pois a vida útil do cartucho não é tão longa e suas engrenagens se desgastam facilmente, podendo inclusive comprometer a integridade de sua impressora laser.

Antes de você comprar uma impressora laser

 

Antes de você sair clicando em “comprar”, procure mais reviews na internet sobre o modelo de impressora laser que você está interessado. Nunca é demais procurar e ler um pouco mais. Vá também à uma loja de departamento e peça para testar a impressora laser, assim você verá na prática o que estará adquirindo, e se não gostar, escolha outro modelo.

Verifique também se o mercado como um todo é bem abastecido de suprimentos/toners para o modelo de impressora laser que você comprará, caso contrário você correrá o risco de ficar com um equipamento parado por muito tempo.

Qual é a melhor impressora laser para se comprar? Ah esta resposta somente você conseguirá responder. A tecnologia avança muito rápido e todos os dias temos novos modelos disponíveis para comprar.